Cuidado e Proteção da pele

Por que cuidado e proteção da pele são importantes?

Durante toda nossa vida, nossa pele sofre muito desgaste. Conforme envelhecemos, queixas comuns são pele ressecada, coceira, rugas, bolsas, manchas em geral, e as chamadas "manchas senis". Porém mais preocupante, é a possibilidade de que algumas destas manchas senis possam vir a se transformar em cancer de pele.
Alguns problemas de pele, como ressecamento e coceira, podem ser controlados. Além disso, se mantivermos nossos corpos saudáveis, com uma alimentação equilibrada, repouso e exercícios suficientes, podemos parecer e nos sentir mais novos. Nunca estamos muito velhos para cuidar de nossa pele. E também nunca estamos muito velhos para proteger a nossa pele do dano causado pela radiação ultravioleta.

O que eu posso fazer a respeito do ressecamento e da coceira?

A pele seca, que causa coceira, é muito comum conforme envelhecemos. A nossa pele possui menos glândulas sebáceas e sudoríparas que quando somos mais jovens; assim, banhos e duchas freqüentes (especialmente com sabões mais agressivos) tornam pior a situação. A nossa pele pode ser sensível a alguns cosméticos que podem ser irritantes. Medicações podem causar prurido. Uma causa comum, por exemplo, é o uso indiscriminado do sabonete Acarsan (marca registrada), como tratamento para qualquer tipo de coceira. Qualquer que seja a causa de pele seca, há coisas simples a serem feitas a respeito. Use um sabonete leve, glicerinado, e use uma loção hidratante simples nas áreas ressecadas após o banho. Hidratação da pele pode ser necessária duas vezes ao dia. Tente utilizar de preferencia roupas leves de algodão, principalmente no que diz respeito às roupas íntimas, onde os tecidos sintéticos devem ser evitados ao máximo.

Devo limitar a minha exposição à luz solar?

Enquanto a luz solar é necessária para a síntese de vitamina D, exposição excessiva pode danificar seriamente a pele. Dano solar surge inicialmente na forma de sardas, seguidas por aspereza, manchas, rugas e cancer. A pele clara queima-se mais facilmente que a morena ou bronzeada, mas pele escura também pode se queimar. Algumas das alterações cutâneas que associamos com o envelhecimento são causadas pela exposição ao ultravioleta. Quanto mais exposto ao Sol você estiver (por exemplo, quem vive próximo ao Equador como nós, ou em locais de grande altitude), maior será sua exposição ao ultravioleta. A pele danificada pode cicatrizar, se maior exposição ao ultravioleta for evitada. Assim, vale a pena proteger sua pele do Sol em qualquer idade.

Quais são os sinais de dano induzido pela exposição solar?

Sintomas incluem:
- Sardas, "manchas senis", ou verrugas que surgem subitamente, crescem, ou mudam de cor.
- Pele seca, áspera, ou enrrugada.
- Pequenos vasos sanguíneos surgindo como linhas vermelhas nas bochechas, nariz, e orelhas.

A minha pele está em risco de sofrer dano induzido pelo Sol?

As pessoas que estão mais susceptíveis de dano solar à sua pele são:
- Pessoas de pele clara, pois mancha e queima facilmente
- Quem vive em locais altos, ou próximo ao Equador
- Quem trabalha ao ar livre
- Quem gosta de atividades recreacionais ou hobbies ao ar livre
- Quem faz questão de manter-se bronzeado.
Muita exposição ao Ultravioleta algumas vezes resulta em cancer de pele. Os tipos de cancer de pele mais comuns são carcinoma espinocelular e basocelular. Estes canceres podem ser retirados facilmente se diagnosticados precocemente. Melanoma maligno, um cancer menos comum mas muito mais perigoso, é 10 vezes mais comum hoje em dia que 60 anos atrás. Pesquisas sugerem que o melanoma maligno em adultos pode estar relacionado a queimadura solar na infância.

Como posso me cuidar?

Previna a pele seca: não tome banhos em excesso e evite sabões agressivos. Aplique loção hidratante após o banho. Hidratação pode ser necessária 2 vezes ao dia, especialmente no inverno.
Tente permanecer fora do Sol entre 10 da manhã e 2 da tarde. Evite o Sol e a exposição ao ultravioleta, incluindo bronzeamento artificial.
Quando estiver no Sol, cubra sua pele com roupas leves, soltas. Use um chapéu, de preferência de abas largas, e um filtro solar com fator de proteção (FPS) de pelo menos 15.
Tente transformar o uso do filtro solar parte de sua rotina, principalmente quando praticando esportes ao ar livre, e mesmo durante seu horário de almoço.
Cheque sua pele regularmente para crescimento de manchas ou sinais, assim como para alterações de cor ou crescimento de lesões antigas. Consulte seu médico se você perceber alguma alteração em sua pele.