Toxina Botulínica ou Botox®

A toxina botulínica (que possui os nomes comerciais de Botox®, Dysport®) é uma substância tóxica produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Ela causa paralisia muscular e inibe a sudorese.

Quais as aplicações da toxina botulínica?

A toxina botulínica foi desenvolvida inicialmente com o objetivo de trazer um tratamento eficaz e seguro para espasmos musculares (contrações musculares anormais, prolongadas ou mesmo permanentes que podem até impedir uma pessoa de andar). O que se observou nos pacientes tratados para espasmos da musculatura facial, é que as rugas se reduziam na região tratada. Esta experiência levou ao desenvolvimento da toxina botulínica para o tratamento de rugas faciais. A sua utilidade é grande sobretudo para o tratamento das chamadas rugas de expressão, isto é, a ruga central da face, a testa, e os "pés-de-galinha".
A toxina botulínica também pode ser usada para reduzir a produção excessiva de suor, que ocorre em algumas pessoas na região axilar, palmas e plantas.

botox1 botox2
Após o tratamento a paciente não consegue contrair a testa como antes.


Como é administrada a toxina botulínica?

A toxina é injetada em pequenas quantidades, diretamente nos músculos da face. Os músculos tratados param de se contrair em até uma semana. Isto não provoca qualquer reação nos pacientes tratados, eles apenas se dão conta de que não conseguem mais franzir a testa. Um cuidado importante que deve ser tomado logo após a injeção, é o de evitar se deitar durante as 4 horas que se seguem à injeção. As áreas tratadas também não devem ser tocadas neste mesmo período. A duraçào do efeito é de 6 meses em geral, porém com as aplicações sucessivas, a musculatura fica atrofiada, fazendo com que as aplicações possam ser realizadas com um espaço mais longo de tempo.
Para a redução da produção do suor, pequenas injeções são realizadas em toda a região afetada, com intervalos de 1 cm. Este tratamento pode ser doloroso, assim uma pomada anestésica deverá ser aplicada 2 horas antes da injeção. É necessária uma quantidade bem maior de toxina para este tipo de tratamento, o que o torna bem mais caro que o tratamento de rugas. A sudorese se reduz em algumas semanas, e o efeito dura de 3 a 6 meses, quando será necessário um retratamento.

Quais os efeitos colaterais e riscos deste tratamento?

Há alguns pacientes que desenvolvem uma dor de cabeça leve logo após a aplicação. Esta se resolve em apenas algumas horas. Um hematoma pode ocorrer nos locais de injeção; ele é absorvido em alguns dias. A complicação mais significativa que pode ocorrer, é a chamada ptose. A ptose é uma queda da pálpebra causada pela toxina botulínica que se espalhou e enfraqueceu o músculo que eleva a pálpebra. A ptose geralmente dura apenas alguns dias, mas fraqueza mais prolongada é possível. Mas sempre será reversível.
A toxina botulínica pode causar uma fraqueza nas mão e pés, quando utilizada para reduzir a sudorese nestes locais. Esta também é reversível.
Esta substância não deve ser injetada na gravidez ou durante a amamentação.
Ocasionalmente, a injeção não causa a fraqueza muscular desejada. Quando isto ocorre, a aplicação pode ser repetida sem problemas.