Doenças de pele comuns em crianças

Algumas causas comuns de manchas brancas em crianças

1- Pitiríase alba
2- Vitiligo

O que é Pitiríase alba?

doenca_pele_criancas1
Pitiríase alba - manchas brancas nas bochechas

Pitiríase alba é uma dermatite (inflamação da pele) leve. É caracterizada por várias manchas ovais, levemente descamativas, esbranquiçadas na face, braços, e região superior do tronco. As bordas destas lesões são indistintas. Ocorre em crianças entre 3 e 16 anos, e até 30 % das crianças são afetadas durante sua infância. As manchas não coçam. É muitas vezes confundida com uma infecção fúngica chamada popularmente de pano branco. As manchas ficam mais aparentes pela exposição solar.

Qual o tratamento da pitiríasa alba?

Esta é uma condição inofensiva. Pode durar meses ou anos com recuperação expontânea lenta. Algumas vezes, corticóides podem ajudar. Evite a auto-medicação. Evite lavar a pele excessivamente com sabão.

O que é vitiligo?

O vitiligo é uma perda de pigmento localizada. As manchas são bem delimitadas e totalmente brancas. O cabelo nas manchas freqüentemente também é branco.
Há 2 tipos de viligo:
No tipo A, o vitiligo se apresenta como múltiplas manchas brancas que são generalizadas e simétricas. Os membros, a face e pescoco são as áreas mais comumente envolvidas (Fig.2).

doenca_pele_criancas2
Vitiligo


No tipo B, o vitiligo se apresenta como manchas localizadas em uma distribuição segmentar. Este tipo é comum em crianças (Fig.3).

doenca_pele_criancas3
Vitiligo segmentar


O vitiligo do tipo A tende a continuar se espalhando com novas lesões surgindo durante anos, enquanto o vitiligo do tipo B tende a se espalhar rapidamente,e então se estabiliza após aproximadamente 1 ano. A causa do vitiligo não é totalmente conhecida. Algumas pessoas com vitiligo têm uma incidência aumentada de diabetes mellitus associado e doenças da tireóide.

Como o vitiligo é tratado?

O seu médico indicará um ou mais tratamentos, como os seguintes:
- Cremes à base de corticóides locais. Isto pode induzir a repigmentacão em alguns pacientes.
- PUVA Este é uma tratamento combinado envolvendo o uso de uma droga chamada de psoraleno (P), e então exposicão da pele ao ultravioleta A (UVA). O psoraleno pode ser usado na forma de locão para ser aplicado na pele ou comprimidos para serem tomados por via oral para fazer com que a pele se torne sensível à luz ultravioleta. Os pacientes tratados com PUVA devem ser tratados por um ano ou mais para resultados otimizados.
- Cosméticos para camuflagem. Alguns cosméticos podem dar uma cor muito semelhante à cor normal da pele. Os cosméticos para camuflagem são particularmente úteis para manchas brancas na face e dorso das mãos
- Filtros solares. As áreas afetadas pelo vitiligo se queimam facilmente. É aconselhável usar filtros nas áreas afetadas que são expostas à luz solar.


Alopécia areata

O que é alopécia areata?

A alopécia areata é uma doença de pele comum, vista em crianças e adultos jovens. É caracterizada por queda de cabelo em áreas localizadas, arredondadas, do couro cabeludo e, ocasionalmente sonbrancelhas e área da barba (Fig.4). Uma história familiar positiva de alopécia areata pode ser encontrada em 10-20% dos pacientes.

doenca_pele_criancas4
Alopécia areata


Qual é a chance de que o cabelo cresça novamente?

O prognóstico em criancas é excelente. Recrescimento completo do cabelo ocorre em 95% das crianças com alopécia areata. Em aproximadamente 30% ocorrerá um episódio futuro de alopécia areata. Muito raramente, pode haver queda de todos os cabelos do couro cabeludo e/ou do corpo.

Qual a causa da alopécia?

A causa da alopécia areata permanece desconhecida. Um mecanismo imune é descrito, em que auto-anticorpos são produzidos contra os folículos pilosos e isto resulta na queda prematura do cabelo.

Qual o tratamento?

Não há tratamento confiável para a alopécia areata, uma vez que recrescimento espontâneo ocorre na maioria dos pacientes. Algumas formas de terapia incluem corticóides tópicos ou injetados localmente. Antralina ou sensibilizacão de contato levam a um crescimento de cabelo a curto prazo, mas não alteram o curso a longo prazo da alopécia areata.