Melanoma

O que é melanoma?

Melanoma é um tipo de câncer que afeta principalmente a pele. Este tipo de câncer é composto de melanócitos. Melanócitos são células que produzem melanina, um pigmento que colore a pele, cabelo, e a íris (no olho).
O melanoma freqüentemente se dissemina e gera outros tumores cancerosos em outras partes do corpo. Por isso, é o câncer de pele que mais ameaça a vida: o diagnóstico precoce é muito importante. É um tipo de cancer de pele que pode matar.

Como ocorre?

Há vários fatores que podem fazer com que uma célula transforme-se em uma célula cancerosa e se reproduza de maneira descontrolada. Você possui um risco maior de melanoma se você tem:
-uma história familiar de melanomas
-pele e/ou olhos claros
-história de exposição acentuada ao Sol, principalmente em uma idade jovem
-história de exposição a alcatrão ou arsênico ou derivados
-história de queimaduras pelo Sol
-têm história de uma ou mais queimaduras graves pelo Sol no passado, principalmente na adolescência
-muitos sinais escuros, incluindo as sardas

Quais são os sintomas?

Melanoma usualmente desenvolve-se em áreas de pele exposta mas pode ocorrer em qualquer local do corpo, incluindo sob as unhas e nos olhos. O sintoma mais comum dos estágios precoces do melanoma é uma alteração de um sinal de pele que em geral é de surgimento recente, (embora possa estar presente desde a infância). O sinal pode:
- crescer
- tornar-se mais escuro, mais claro, mudar de cor de castanho para azul, preto, vermelho, e/ou branco
- desenvolver uma borda irregular ou escura
- coçar
- transformar-se em uma pequena crosta que não cicatriza por semanas
- tornar-se elevado
- sangrar sem causa aparente, ou apenas sangrar facilmente
- tornar-se elevado
- ficar descascando ou ferido

Como é diagnosticado?

Para diagnosticar um melanoma, o seu médico vai:
- avaliar o tamanho, a cor, e o padrão de crescimento dos sinais suspeitos
- realizar uma biópsia de qualquer área de pele ou sinal suspeitos. A biópsia é a retirada de um pequeno pedaço da pele, que será enviado ao patologista para exame
- avaliar se há algum gânglio aumentado
Para avaliar, no caso da presença de um melanoma, se este está espalhado, poderão ser necessários:
- um hemograma completo
- exames da função do fígado
- uma radiografia de tórax
- testes de urina
Também podem ser necessários exames de imagem para avaliar se cérebro, fígado e ossos não estão comprometidos.

Como é tratado?

O tratamento consiste normalmente na retirada cirúrgica de todo o melanoma e de uma boa parte do tecido normal em volta, para garantir que todo o tecido canceroso seja removido. Em alguns casos, pode ser necessário realizar um enxerto (um transplante de pele), para evitar uma grande cicatriz. Se o melanoma for superficial e não tiver invadido mais profundamente a pele, usualmente nenhum tratamento posterior é necessário; mas mesmo assim é importante que o seguimento seja mantido.
Se o melanoma é avançado e já se espalhou para outras partes do corpo, as opções de tratamento incluem quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, ou cirurgia. A resposta ao tratamento, nestes estágios mais avançados, é muito variável.

Como posso me cuidar?

O melanoma quando diagnosticado precocemente é curável. Assim, se você possui algum fator de risco para este tipo de câncer:
- observe-se atentamente, diariamente
- consulte seu dermatologista regularmente, e mantenha um arquivo de fotos de seus sinais, caso você possua lesões que devam ser acompanhadas de maneira mais cuidadosa
- proteja-se do Sol! O ultravioleta A (UVA) foi recentemente apontado como um dos fatores para o aumento do número de casos de melanoma nos EUA (isso porque as pessoas mantiveram seus hábitos e atividades ao Sol utilizando filtros solares que não protegiam contra UVA, e houve um grande aumento nos casos de melanoma). Preste atenção então, ao adquirir o seu filtro solar, para que ele possua também capacidade de proteger contra o UVA. E não se esqueça que este tipo de radiação é emitida com maior intensidade pela manhã e à tardinha, horários em que temos tendência a achar que o Sol é seguro.