Psoríase


O que é psoríase?

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, caracterizada por um aumento na produção de células, o que resulta no surgimento de escamas espessas na pele. A pele se torna ressecada. As lesões eventualmente coçam, principalmente em climas quentes como o nosso. É uma doença comum, que afeta 1-2% da população em geral.
As unhas, como parte de nossa pele, também apresentam alterações, como surgimento de pequenas depressões na sua superfície em até 50% das pessoas com psoríase. Dores articulares ocorrem em 5% dos casos de psoríase em geral, e em 40% dos casos de psoríase mais extensa.

psoriase1 psoriase2 psoriase3

Como é feito o diagnóstico?

A psoríase se apresenta em geral como placas descamativas vermelhas no couro cabeludo, corpo e membros. As placas do couro cabeludo são geralmente mais espessas e extensas do que a caspa normal. Os locais do corpo mais comumente afetados são os cotovelos, joelhos e dorso. Para que o diagnóstico fique estabelecido de forma mais clara, muitas vezes é realizada uma biópsia de pele, que mostrará as alterações sugestivas de psoríase.

Por que a psoríase ocorre?

A causa da psoríase é desconhecida. Os estudos apontam para uma predisposição genética, embora uma interação complexa com os fatores ambientais seja necessária para desencadear a psoríase. Apenas 10% dos pacientes com psoríase possuem um familiar afetado. Uma vez que que a psoríase se inicia, haverá períodos de remissão se alternando com períodos de psoríase ativa.

Quais os fatores que pioram a psoríase?

O estresse físico e emocional é um fator bem conhecido de piora da psoríase. Faringite (inflamação da garganta) também pode agravar a psoríase. A faringite também pode desencadear uma recorrência da doença. Algumas drogas, p.ex. corticóides e anti-hipertensivos, também podem provocar o surgimento da psoríase.

Qual a história natural da psoríase?

A psoríase usualmente se inicia aos 20 anos, mas foi descrita na infância e na idade avançada. Como diabetes e outras doenças crônicas, a psoríase possui um início retardado, e raramente desaparece permanentemente. Porém, diferentemente de outras doenças crônicas, raramente encurta a expectativa de vida.

Quais os tratamentos disponíveis para a psoríase?

A maior parte das pessoas com psoríase possuem uma doença branda, e já conseguem um alívio considerável com cremes e pomadas hidratantes e que agem especificamente na psoríase. Estes incluem derivados do alcatrão, corticóides e derivados de vitamina D3. Para a psoríase do couro cabeludo, shampoos com base de alcatrão e loções ou cremes baseados em corticóides.

A psoríase responde muito bem à exposição ao ultravioleta. Os pacientes podem se expôr ao Sol, ou realizar fototerapia, que consiste na exposição em câmaras onde a emissão de ultravioleta é controlada, sendo realizada através do uso de lâmpadas especiais.

Para casos mais graves, que não respondem a cremes ou pomadas, e a fototerapia, pode ser empregado o tratamemnto oral. Há vários medicamentos disponíveis, como metotrexate, ciclosporina, acitretin e sulfassalazina. Infelizmente, estas drogas possuem efeitos colaterais. Os pacientes que fazem uso destas drogas necessitam de realizar exames de sangue regulares para detectar efeitos colaterais, como dano ao fígado, dano à medula óssea, etc.

Como podemos lidar com a psoríase?

É importante a realização de um tratamento regular, conforme prescrito. A pele deve ser mantida hidratada, para reduzir o prurido e a descamação. A pele deve ser protegida contra cortes e arranhões, pois isto pode causar surtos da doença. Deve ser lembrado que, embora o Sol seja benéfico para esta doença, deve ser usado com cuidado, evitando queimaduras.