Rosácea

O que é a rosácea?

A rosácea é uma dermatite da áreal central da face. Ocorre mais freqüentemente em mulheres, entre 30 e 50 anos, mas os homens também são afetados, e apresentam geralmente as formas mais graves da doença. É caracterizada por eritema (vermelhidão), pápulas (pequenas lesões vermelhas, elevadas), pústulas (espinhas), pequenos vasos e aumento das glândulas sebáceas. As pálpebras e os olhos podem estar envolvidos (rosácea ocular).

Na forma leve da rosácea há apenas uma discreta vermelhidão do nariz e bochechas, e possivelmente da região frontal e o queixo. Conforme o processo fica mais grave as lesões se tornam mais vermelhas, com dilatação crônica dos capilares superficiais (telangiectasias) e pústulas inflamadas, parecidas com aquelas que ocorrem na acne.
Na forma mais grave, as lesões evoluem com a formação de nódulos e cistos, com grandes abscessos e drenagem de secreção purulenta.
As pálpebras podem estar envolvidas, e pode haver conjuntivite. Os pacientes se queixam de queimação e poeira nos olhos. Pode haver também aumento de volume do nariz, devido à hiperplasia sebácea, uma condição chamada de rinofima.

rosacea1 rosacea2

O que causa esta doença?

A instabilidade vasomotora parece estar intimamente relacionada com o surgimento da rosácea. Tradicionalmente as bebidas contendo cafeína - chá e café - foram proibidas aos pacientes com rosácea com o argumento de que uma vez que as duas causam flushing e ambas contém cafeína, a cafeína deveria ser responsável. Já foi demonstrado que isto não é verdade, o calor é o responsável pela vasodilatação facial. A água quente, se apenas mantida dentro da boca e não engolida, causa o mesmo grau de vermelhidão que o café quente. O café frio e cafeína não causam vermelhidão. O álcool também é conhecido como um indutor de flushing facial.
A aplicação de corticóides potentes por um período prolongado pode induzir uma síndrome semelhante à rosácea. O Demodez foliculorum, um ácaro, já foi considerado o agente causador da rosácea, mas em estudos recentes esta relação não foi confirmada.

Qual o tratamento?

A administração a longo prazo de tetraciclina é o tratamento mais eficaz para a rosácea, embora seja um tratamento apenas supressivo e não curativo. O metronidazol por via oral é tão eficaz quanto a tetraciclina, porém o seu uso crônico não é seguro. O uso tópico ou local do metronidazol é extremamente seguro e eficiente no tratamento da rosácea. O tratamento local é muito útil no tratamento da rosácea, porém também possui o incoveniente de ser apenas supressivo, e deve ser utilizado diariamente, a longo prazo. Os filtros solares devem ser utilizados diariamente, e fatores que desencadeiam a vermelhidão devem ser evitados.

A isotretinoína oral pode produzir uma melhora dramática, mesmo em casos resistentes a outras formas de tratamento, mas uma recaída ocorre freqüentemente meses ou semanas após a interrupção da terapia. A isotretinoína aplicada de forma tópica também é uma opção, com resposta favorável em alguns casos. O laser é uma terapia adjuvante para os vasos dilatados. Nos pacientes com rostos vermelhos induzidos pelo uso de corticóides potentes, o uso destas substâncias deve ser interrompido. Isto pode levar a uma piora inicial, mas com o tempo há melhora do quadro.