Sinais

O que são sinais?

As lesões de pele que são chamadas habitualmente de sinais são escuras, acastanhadas, podem ou não possuir relevo. O nome médico para este tipo de lesão é nevo melanocítico. Ocorrem em número muito variável de uma pessoa para outra, dependendo de fatores genéticos e da exposicão solar. Eles podem estar presentes ao nascimento, o chamado nevo congênito, ou, o que é mais comum surgirem durante a infância e adolescência. Estas lesões tendem a aumentar ou surgir também durante a gravidez.

sinais1
Nevo adquirido

sinais2
Nevo pigmentado congênito


Por que ocorrem?

Não se sabe exatamente por que os sinais ocorrem, mas eles são resultantes da multiplicação de um tipo de célula muito semelhante aos melanócitos. Os melanócitos são as células responsáveis pela produção do pigmento em nossa pele. Acredita-se que seja por isso que, muito raramente, um sinal pode se transformar em melanoma, um tipo de câncer de pele.

Qual o tratamento para esta condição?

Os sinais são, em geral, inofensivos. Apenas os sinais já presentes ao nascimento (congênitos) é que possuem um risco um pouco mais alto de se transformar em um câncer. Em relação aos sinais congênitos, o risco aumenta quanto maior for a lesão. Este tipo de sinal deve ser acompanhado de forma atenta pelo médico assistente. Eventualmente estes sinais serão retirados mesmo sem que se modifiquem de forma alguma, apenas para eliminar o risco do surgimento de um melanoma nesta lesão.
Já a grande maioria dos sinais somente deve ser retirada se houver uma indicação estética. Não se deve esquecer que ao retirar um sinal sempre uma cicatriz ficará em seu lugar, que pode eventualmente ser mais visível que o próprio sinal era.
Um sinal que sangra, coça, possui uma aparência incomum, ou que se modifica de qualquer forma deve ser avaliado por seu médico imediatamente.